Beligerante - Conceito, o que é, Significado

BeligeranteO adjetivo beligerante vem da raiz latina “bellum” e significa guerra. Utiliza-se em ações relacionadas à guerra, ou seja, são atitudes agressivas ou bélicas da qual o exército enfrenta o outro com determinação.

A origem bélica deste termo não significa que este adjetivo pode ser usado exclusivamente em um contexto militar. Na verdade, quando dizemos que alguém tem uma postura beligerante significa que gosta de polêmica, assim como defende suas ideias com vigor e intensidade.

São muitas as palavras relacionadas à guerra que se aplicam na linguagem cotidiana em qualquer tipo de contexto ou situação: retaguarda, vanguarda, patrulha, entre outras. Há muitas expressões comuns que tem um significado militar. No caso do futebol, quando se fala de “barreira defensiva”, o artilheiro como sinônimo de goleador ou de “fuzilar o goleiro”. Portanto, vemos que a linguagem bélica faz parte da nossa comunicação.

A palavra beligerante é usada também como adjetivo para expressar uma atitude combativa, o que não quer dizer que seja algo negativo

Na verdade, o termo beligerância positiva indica uma posição intensa, proativa e comprometida, neste sentido, indica a não neutralidade em relação a uma situação problemática.

O termo beligerante quando usado pode ter um sentido negativo (agressivo) ou como algo positivo, isto é, enérgico, lutador e decidido. É o contexto que determina o sentido da palavra beligerante.

O Direito Internacional classifica uma nação como beligerante quando esta adota uma posição contrária aos interesses da outra

São diversos os casos históricos em que uma nação recebe a condição de beligerante. Quando as antigas colônias espanholas na América se rebelaram contra a Espanha, os Estados Unidos lhes concederam a condição de nações beligerantes, já que ainda não haviam alcançado a independência, mas tentavam conquistá-la. Em certas ocasiões, utiliza-se o termo beligerante para descrever um grupo ou facção que age contra os interesses comuns.

Aquele que afirma ter uma posição beligerante tem um compromisso em relação a algo. Pode-se dizer que há um componente de vitalidade e energia na hora de empregar esta palavra.

Beligerante tem várias palavras antônimas: tranquilo, apagado, sossegado, moderado, apático ou fleumático. Assim, beligerante seria o contrário de indiferença.

Por último, deve-se destacar que existe também a postura de não beligerante. É aquela que se mantém neutra, passiva e que não entra em conflito, seja entre pessoas, entidades ou nações.

Imagem: iStock. Brendan Hunter

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: