Bélico - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo bélico vem do latim bellicus e do substantivo bellum que significa guerra. Assim, um conflito bélico é o mesmo que uma guerra. Da palavra bélico derivam outros termos, tais como belicoso, beligerante, belicista.

Diversos usos do termo

A ideia de “conflito bélico” é utilizada como um eufemismo, ou seja, como uma expressão mais amigável de uma ideia. Neste caso conflito bélico é uma terminologia menos precisa da palavra guerra.

As ações bélicas são aquelas que têm relação com a área militar, como a estratégia em uma batalha, os movimentos de tropas ou qualquer outra circunstância da tática de um exército.

Com o sufixo oso se forma um novo termo, belicoso, que se refere a uma pessoa ou atitude combativa.

No mundo da ficção cinematográfica existe um gênero específico, o cinema bélico. Neste sentido, os filmes bélicos abordam situações peculiares vividas numa guerra. Algo muito parecido ocorre com os videogames, os quadrinhos e as novelas de guerra.

Várias maneiras de entender a guerra

As guerras marcaram o rumo da história da humanidade. Em todas as guerras há destruição, violência e sofrimento, mas nem todas são iguais. Quando há um enfrentamento entre os habitantes de uma nação estamos diante de uma guerra civil. Se o motivo de combate é de ordem religiosa, estamos diante de uma guerra santa. Já se o conflito tem um alcance global, trata-se de uma guerra mundial.

Atitudes bélicas além da guerra

Quando falamos de bélico não quer dizer que necessariamente há uma guerra ou um conflito armado. De fato, são várias as circunstâncias em que o bélico está presente, mesmo sem haver um enfrentamento militar. Assim, em algumas situações de alta tensão política, o que se vive é um estado de pré-guerra ou ameaça, como aconteceu na Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a 2ª Guerra Mundial.

Por outro lado, certos confrontos esportivos também tem um significado bélico, pois duas equipes se enfrentam em um clima comparado ao de dois exércitos rivais. E finalmente, deve-se destacar que, em certas ocasiões, a rivalidade entre dois grupos pode acontecer por causas ilegais e quando isso ocorre estamos diante de uma guerra suja.

Imagem: Fotolia - sementinov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: