Ansiedade - Conceito, o que é, Significado

AnsiedadeA ansiedade e a resposta do nosso corpo diante de uma situação desagradável. Pode-se dizer que é uma reação de aviso do próprio organismo, uma maneira de indicar que temos algum tipo de desequilíbrio.

São muitos os fatores que podem provocar a ansiedade: uma forma de vida ocupada e estressante, problemas econômicos ou familiares, um ambiente hostil, preocupação excessiva por algum assunto, consumo de estimulantes, etc. Não é comum que apenas uma razão seja a causa da ansiedade, pois normalmente são vários os elementos que a produzem. Há duas palavras que geralmente estão associadas à ansiedade: estresse e angústia. De fato, pode-se dizer que o estresse age como causa e a angústia como o efeito.

Em certas ocasiões, quando falamos sobre transtorno de ansiedade, geralmente nos referimos a um sofrimento físico ou psicológico que pode se transformar em um problema mais grave.

Sintomas da ansiedade

Um dos sintomas mais característicos deste transtorno são o enjoo e a sensação de perturbação mental. É comum sentir dor de cabeça ou fisgadas nas têmporas, agitação e tremores no corpo. Também é frequente ter pensamentos negativos e obsessões injustificadas sobre a morte ou ideias irracionais.

Muitas vezes temos a sensação de falta de ar, que pode vir acompanhada de taquicardia ou de pressão no peito

O medo faz parte da ansiedade já que o indivíduo fica paralisado e angustiado por um medo que não pode controlar. Assim mesmo, os especialistas em comportamento humano indicam que este transtorno leva a uma distorção da realidade, dando a impressão de que tudo é esquisito ao ponto do indivíduo não se reconhecer mais e não saber mais o que se passa a sua volta.

O conjunto de sintomas descritos mostra que a ansiedade afeta o indivíduo em sua totalidade, alterando seu corpo, sua mente e suas emoções.

As reações físicas e psíquicas da ansiedade normalmente se manifestam de forma conjunta. Se este tipo de sintoma se mantém durante um tempo prolongado, é possível classificar essa doença como uma ansiedade crônica, mais conhecida pelas siglas TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

Imagem: iStock. VMJones

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: