Anatomia - Conceito, o que é, Significado

Anatomia-musculos-cuerpo-humanoA anatomia é a ciência responsável por estudar a morfologia e a estrutura dos seres vivos. Isto é, encarrega-se de analisar a forma, a localização, a distribuição, a relação e a topografia dos órgãos que compõem os seres vivos.

Do ponto de vista etimológico, a anatomia provém do latim “anatomos” que por sua vez deriva do grego, sendo assim “ana” significa “por meio de” e “tomos” quer dizer “corte”, desta maneira, de forma conjunta pode ser traduzida como “cortar para ver”.

A anatomia como um todo

Deve-se destacar que a anatomia é uma ciência como um todo, uma vez que estuda o conjunto dos seres vivos e não dos seus órgãos de forma isolada. Embora muitas representações anatômicas descrevam o corpo de forma separada, elas apenas simplificam a matéria de estudo, eliminando intencionalmente o tecido conectivo ou apresentando-o como invisível. Da mesma forma acontece com as representações que se diferenciam das diversas estruturas e órgãos em diferentes cores, algo completamente alheio à realidade e usado com fins didáticos.

Classificação da anatomia

Dentro da anatomia, vários tipos de classificações são estabelecidos em função dos critérios empregados para seu estudo. De modo geral, podem ser divididos em dois grandes ramos: a anatomia macroscópica e a microscópica. Como seu próprio nome diz, este último se refere ao estudo de todos os fenômenos invisíveis à primeira vista e só podem ser observados com a ajuda de um microscópio ou outros aparelhos similares. Pelo contrário, a anatomia macroscópica está focada nos elementos de estrutura orgânica que podem ser observados à primeira vista sem ajuda de um microscópio.

Outra importante classificação da anatomia é aquela que diferencia a anatomia descritiva da anatomia topográfica

A primeira também é chamada de anatomia sistemática e foca seu objeto de estudo nas formas dos elementos da estrutura orgânica, pela qual é necessária uma análise independente dos sistemas, aparelhos e órgãos dos seres vivos. Enquanto isso, a anatomia topográfica está focada em estudar grandes áreas do corpo de forma holística, como através do pescoço, do antebraço ou do pé.

Além disso, por causa da aplicação de outros critérios, podemos encontrar outros ramos, por exemplo, a anatomia comparada, que estuda os diversos órgãos da estrutura animal comparando-os com os órgãos do corpo humano; e a anatomia aplicada, que estabelece a prática do conhecimento anatômico teórico, a qual é expressa em diagnósticos e tratamentos (também conhecida como anatomia clínica).

Imagem: iStock. ForeverLee

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: