Analisar - Conceito, o que é, Significado

AnalisarO termo analisar significa a ação de compreender um determinado fenômeno até então desconhecido. A ação de analisar compreende um tipo de procedimento que determina uma situação concreta em uma soma de elementos, de tal forma de explicar como se inter-relacionam. A análise é um tipo de procedimento que pode ser efetuado em grande quantidade de circunstâncias, mas que em algumas é especialmente útil e por isso apresenta uma série de orientações a respeito. Assim, por exemplo, qualquer disciplina científica necessita de um processo de analisar várias circunstâncias e, por isso, utiliza uma série de medidas que lhe garantam um grau relativo de êxito.

Durante vários anos, os homens se perguntaram sobre o funcionamento das coisas. Este tipo de inclinação deu lugar à filosofia e em seguida às diversas ciências da atualidade. Com o propósito de chegar a um conhecimento fidedigno dos vários fenômenos apresentados, necessita-se de um processo para que possam ser compreendidos. Nesta perspectiva, cada ciência tem um determinado tipo de procedimento ou análise que lhe seja mais apropriado. No entanto, todas elas se enquadram dentro da atualidade no método hipotético dedutivo. A análise, em geral, deve chegar às causas que geram os fenômenos. De fato, quando se considera uma determinada circunstância que se deseja analisar, podem ser observados diversos elementos; no entanto, alguns são subordinados aos outros. Uma análise concreta explica as causas e quais são os efeitos reproduzidos em uma experimentação que comprove esta avaliação.

A possibilidade de realizar uma análise certeira se manifesta de forma evidente em determinados trabalhos, por onde é necessário resolver problemas de forma rápida e eficiente. Assim, por exemplo, se surge uma determinada circunstância indesejável, é necessária conhecer rapidamente sua causa com a finalidade de eliminar e reestabelecer uma situação de ordem. Por exemplo, no caso de um paciente que necessita de um médico para resolver seu problema. O profissional deve entender através dos sinais e dos sintomas manifestados a causa da doença. Para isso deve realizar uma análise da situação, ou seja, uma coleta de dados realizada através de estudos. Posteriormente, pode tomar alguma medida em relação à resposta que a doença apresenta e assim completar a análise.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: