Amizade - Conceito, o que é, Significado

O conceito amizade é amplo e subjetivo, mas em termos sociais implica a relação afetiva entre as pessoas, embora muitas vezes costuma-se falar de outros seres vivos como nossos "amigos". O termo vem do latim e provavelmente está relacionado com o termo "amar".

Em geral, os amigos costumam dizer que são como "irmãos escolhidos". Nas convenções sociais, fala-se de amizade quando há um sentimento compartilhado entre duas pessoas de confiança, respeito, carinho e empatia emocional. Estas relações de amizade variam de pessoa para pessoa e evoluíram ao longo da história, assim como mudaram a forma de entendimento.

Se, talvez, nos séculos XVIII e XIX as mulheres eram amigas de suas companheiras nos encontros de chá ou reuniões, hoje, podemos chamar de "amigos" a todos os nossos contatos do Facebook

A partir das amizades entre nobres ou "aristocratas" chegamos à era das salas de bate papo (os chats) divididos por idades, países, de intenções amorosa e inclusive sexual. Como pode mudar radicalmente as formas e em geral o conceito de amizade? Sem dúvida, o avanço informático causou estragos não só neste aspecto da vida cotidiana, por exemplo, a forma para encontrar um futuro parceiro ou parceira também mudou.

A consolidação do inglês como idioma "global" permite que, ao ser dominado, podemos conhecer e interagir com muito mais pessoas que não seja da nossa língua nativa. Então podemos falar da era "globalizada" de amizades? Não duvido muito, por causa das fases de nossas vidas assim como das formas de socialização que são inevitáveis e cruzadas.

Nas diversas fases da vida, temos diferentes tipos de amigos com maior ou menor significado.

Muitas pessoas concordam que os verdadeiros amigos são aqueles que nos acompanharam em nossos momentos e experiências mais relevantes. Os amigos poderiam entrar no grupo secundário de nossa esfera social (sabe-se que a primeiro é a família), pois é nas áreas "secundárias" de nossas vidas que podemos encontrá-los: na vizinhança, no clube, na escola, nas aulas de música, artes, danças, idiomas, etc. E quando somos mais velhos: na faculdade, no trabalho, sem esquecer os "amigos dos amigos" que também fazem parte do nosso círculo de amigos.

O termo "melhores amigos" geralmente são interpretados como aqueles que, dentro do nosso círculo de amizade, são aqueles que temos o maior nível de confiança, carinho e afeição, ou então, aqueles que são conhecidos há muito tempo, desde a época do período de infância ou pré-escolar até os dias de hoje.

Os amigos compartilham experiências positivas e negativas, são aqueles que encorajam e confortam nas situações difíceis, mantém a fidelidade entre si e se sentem identificados com o outro

Em muitos países, como no Brasil, por exemplo, há uma data comemorativa para celebrar a "amizade" e justamente se chama "Dia do Amigo". É comemorado no dia 20 de Julho de cada ano, onde sua origem se dá em 1969, mesmo ano que o primeiro homem pisou na superfície lunar. Mesmo sendo tão pessoal e cultural, existem diversos tipos de amizade, como por correspondência ou virtual (através da Internet) ou entre amigos de fraternidades como ocorre nas universidades dos Estados Unidos e em outras.

Hoje, graças às virtudes da Web, podemos atender muito mais pessoas do que antes e manter contato com amigos de todo o mundo através das redes sociais que permitem, por sua vez, conectar-se com várias pessoas ao mesmo tempo, compartilhar fotos, integrar-se a grupos em comum ou outras atividades.

Nos últimos anos, despertou-se um debate importante sobre a amizade de pessoas de sexos diferentes, sem interesse romântico

Inclusive, há debates que se estendem em relação aos casos de pessoas que terminam um relacionamento amoroso e continuam com uma relação de amizade. Parece que passar da amizade para o amor é muito mais fácil do que ao contrário, não acha?

Amigos de aventuras e a necessidade de ter apoio e respaldo de alguém

Existem amigos ilustres como o detetive Sherlock Holmes e seu amigo Watson; Batman e Robin; ou Don Quixote e Sancho Pança. Em todas estas parcerias históricas de amizades (todas ela fictícias) há um protagonista que leva todas as honras. Mesmo assim a mensagem "não se pode fazer nada sozinho" está implícita. Enfim, a ajuda de amigos (tanto Watson, Robin ou Sancho Pança) é essencial para o sucesso e triunfo do protagonista.

De qualquer forma, é comum dizer que os amigos só podem ser contados nos dedos de uma mão e que, independentemente, de todos os momentos passados na vida, os verdadeiros amigos são os mesmos de sempre.

Imagem: Fotolia. mast3r

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: