Ambiente - Conceito, o que é, Significado

AmbienteA palavra ambiente é muito presente em qualquer conversa cotidiana. Este protagonismo do termo é bastante lógico, desde uma abordagem biológica em que o principal ambiente para a vida é o ar (atmosfera), assim, se não houvesse atmosfera não haveria vida. O sentido biológico do termo é essencial e nos oferece um padrão de relevância em seu uso comum, embora não seja o mais comum na hora da comunicação. De fato, o conceito de ambiente tem relação como tudo o que envolve as pessoas.

Costuma-se dizer em um lugar tem bom ambiente quando o conjunto de relações sociais se manifesta de maneira agradável e prazerosa

É comum usar o termo clima ou atmosfera como sinônimo de ambiente, já que as três palavras expressam o mesmo conceito, isto é, algo que rodeia ou envolve um conjunto de pessoas. Neste sentido, afirmamos em nossa língua, que em um lugar se respira bem ou mal ambiente em função da sensação psicológica que temos quando nos encontramos em determinado lugar.

Há uma teoria em relação a este termo, o estudo do meio ambiente

A ecologia é a ciência que descreve os fenômenos e os processos desenvolvidos em diversos meios (o ambiente terrestre e o marítimo são os dois conceitos mais comuns). O ambiente da ciência envolve o conhecimento do ecossistema, das redes tróficas e dos perigos que ameaçam algumas partes do planeta.

Do ponto de vista individual, cada um de nós se relaciona com os demais em diferentes áreas e cada um vive em determinado ambiente. Vivemos em um ambiente familiar, mas também de trabalho, vicinal ou social. Uns podem ser mais gratificantes e outros provocar uma sensação contrária. Em todo caso, o ambiente condiciona nossas atitudes e estado emocional.

Na área empresarial, cada vez se dá mais importância à influência do ambiente de trabalho

Está provado que um clima satisfatório nas relações de trabalho se traduz em um maior rendimento, consequentemente, tenta-se criar sistemas para favorecer uma harmonia entre as pessoas que fazem parte de um grupo.

Há outros aspectos interessantes ligadas ao conceito aqui analisado (o ambiente). Por exemplo, quando queremos trocar de hábitos ou decidimos mudar de ambiente. Se em um mesmo lugar há mais de um estilo, afirma-se que há vários ambientes. Por último, quando vamos passear e há muita gente e animação na rua provavelmente dizemos que há um bom ambiente.

Imagem: iStock. Tassii

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: