Ambiente de Trabalho - Conceito, o que é, Significado

A ideia de ambiente como um conjunto de fenômenos atmosféricos se adapta bem a outras situações e contextos. Sobretudo, naquelas ocasiões em que há elementos de mudança e dinâmicos. Por este motivo, há um termo que serve para expressar o ambiente existente na área profissional: o ambiente de trabalho.

Este conceito significa o conjunto de relações entre os indivíduos no campo do trabalho, assim como o modelo normativo e organizacional pelo qual são regulamentadas as relações de trabalho dentro de uma empresa.

A maioria das empresas sabe da necessidade de se criar um ambiente de trabalho gratificante e positivo

Não se trata simplesmente de uma questão de valores e princípios, mas sabe-se que um clima de trabalho satisfatório proporciona todo tipo de benefícios à entidade. Os empregados ficam mais satisfeitos quando a empresa proporciona um ambiente de trabalho estimulante, assim ele se torna mais produtivo e geralmente provoca uma atitude proativa em relação a suas obrigações. Se o ambiente de trabalho é negativo, está circunstância se reflete direta ou indiretamente na viabilidade da empresa.

Como criar um bom ambiente de trabalho

Em primeiro lugar, não há uma fórmula mágica para haver um clima idôneo no trabalho. Entretanto, há algumas recomendações que podem ser úteis.

As condições de trabalho são o elemento fundamental. Neste sentido, é importante que o salário, o horário, os turnos e todos os aspectos organizativos tenham coerência com a ideia de gerar um bom clima. Um trabalho mal pago e com horário inadequado para seus interesses, dificilmente poderá ser considerado um ambiente de trabalho positivo para os empregados de uma empresa. A estabilidade de emprego é um dos aspectos cruciais para formar um ambiente de trabalho gratificante.

A ideia de justiça e coerência é também de extrema importância. É necessário que haja mecanismos para gratificar o trabalho bem feito e premiar a quem realmente merece. Nesta linha de pensamento, a relação de poder entre os responsáveis de uma empresa e os empregados são essenciais, pois é conveniente que o subordinado tenha a opção de participar de alguma maneira na tomada de decisões e não ser simplesmente alguém que receba ordens.

Os critérios de saúde e segurança do trabalho trazem benefícios ao ambiente de maneira global

Se uma empresa se importa com o bem-estar físico dos seus trabalhadores, ela evita licenças de trabalho e, ao mesmo tempo, consegue que o empregado se sinta bem porque sabe que a empresa que trabalha se preocupa com sua saúde.

O material e a infraestrutura usada influenciam na comodidade da execução do trabalho, consequentemente, são úteis para obter um ambiente agradável.

Enfim, o ambiente de trabalho é gratificante quando combinam aspectos técnicos e organizativos, condições salariais e medidas de bem-estar, tudo isso, acompanhado de um trato humano respeitoso e justo.

Imagem: iStock. laflor

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: