Amar - Conceito, o que é, Significado

AmarAmar significa ter um sentimento profundo por alguém. Esta definição é aceitável, mas de alguma maneira insuficiente, já que o sentimento do amor é especialmente complexo.

O conceito amar pode ser analisado a partir de várias perspectivas, através de uma dimensão filosófica, poética e inclusive religiosa. Em todo caso, sempre há um componente misterioso e inexplicável relacionado ao fato de amar.

Tradicionalmente, a ideia de amar está relacionada ao desejo intenso de estar com alguém e compartilhar com esta pessoa laços afetivos e duradouros

Trata-se de uma vivência intensa, embora seja ao mesmo tempo dolorosa. Este aspecto contraditório é um dos seus elementos característicos. A proximidade entre o amor e o ódio é inevitável, com facilidade passa de um sentimento ao outro. Quando pensamos em amar outra pessoa associamos de imediato uma relação entre homem e mulher. Entretanto, este sentimento é mais amplo do que se imagina, podemos amar os filhos, uma atividade, um animal e até uma pessoa do mesmo sexo. Amamos porque há algo em nosso interior que nos empurra para isso. Este algo é, precisamente, um componente misterioso, estranho e quase que inexplicável.

Existem duas faces no amor

Uma é claramente positiva e se caracteriza pela entrega ao ser querido, pela atitude generosa ou desinteressada e por um sentimento nobre e bondoso. Há um lado obscuro relacionado ao ato de amar, pois há uma inclinação ao sentido de posse do ser ou do objeto amado, um sentimento de preocupação e angústia diante do medo de perder aquilo que se ama, inclusive se fala da loucura do amor, isto é, a possibilidade de cometer alguma ação irracional provocada pelo intenso desejo.

Tanto na versão positiva como na negativa, existe uma intensidade emocional diferente de qualquer outro aspecto emotivo. O famoso soneto de Lope de Vega transmite muito bem a particularidade do amor como experiência ambivalente, onde no último verso expressa a ideia de que algo vai além das palavras (quem provou que sabe).

O que se tenta é explicar o significado de amar. Costuma-se dizer que é uma reação química criada em nosso organismo.

Esta avaliação biológica se traduz em palavras e são os poetas aqueles que mais se dedicam em exaltar o amor, assim como lamentá-lo em certos momentos. As vivências espirituais profundas são também descritas como uma experiência amorosa. Os filósofos sempre analisaram esta ideia e apontam a filosofia como um amor à sabedoria.

Imagem: iStock. Jacob Lund

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: