Agricultura - Conceito, o que é, Significado

A agricultura é o conjunto de técnicas feito na terra para tirar benefícios da mesma. O homem cultiva a terra com o propósito de obter alimentos e assim satisfazer suas necessidades básicas.

A agricultura está associada à ideia de civilização humana, pois se acredita que o homem é um ser civilizado através do sedentarismo e do seu trabalho no campo

Do ponto de vista histórico, a agricultura não tem deixado de evoluir em todos os sentidos: técnicas de rotação do cultivo, melhorias na tecnologia, sistema de irrigação, produtos fertilizantes e aperfeiçoamento constante de tudo o que está relacionado aos diversos processos agrícolas. Logicamente, trata-se de um setor econômico (chamado de primeiro setor) que tem importante influência em outros setores, especialmente um valor estratégico, pois é o principal recurso que abastece de alimentos uma população.

A agricultura tem significado simbólico para a maioria das culturas

O fruto dado na terra determina a prosperidade de uma comunidade, pois a atividade agrícola está rodeada de rituais e cerimônias.

O ser humano tem mostrado um grande apego pela terra. De fato, o homem tem se instalado em lugares onde o terreno é fértil e é possível construir uma comunidade a partir disso.

Nas zonas rurais, a agricultura é o fator que explica o conjunto de atividades sociais e econômicas. Já nas zonas urbanas, a cultura agrícola não é vivida diretamente, mas está presente de uma maneira ou outra, nos mercados ou pomares urbanos.

Do ponto de vista político, todas as nações têm uma estratégia denominada política agrária

Deve-se destacar que este um setor único porque depende de fatores alheio à vontade humana, assim, as mudanças climáticas são determinantes e é necessária politicamente que se leve essa circunstância em consideração. Inclusive, a partir de uma abordagem ideológica e organizativa, a agricultura está presente em algumas questões tais como o anarquismo, o ecologismo, as cooperativas, etc.

De certa forma, a agricultura é algo mais do que o cultivo da terra ou um simples setor econômico. É um elemento essencial à nossa vida. Faz parte da paisagem vista, da gastronomia e, enfim, de nossa vida cotidiana.

Imagem: iStock. fotokostic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: