Afabilidade - Conceito, o que é, Significado

Uma das qualidades mais valorizadas socialmente é a afabilidade. Consiste no trato de uma relação amistosa com os demais, assim, quem se comporta desta maneira é um afável, ou seja, uma pessoa amável, respeitosa e carinhosa.

O trato afável facilita as relações sociais

Se uma pessoa tem o costume de relacionar-se com seus semelhantes com cordialidade e respeito está praticando uma virtude: a afabilidade. Esta virtude faz parte de uma série de padrões de comportamento:

- Uma atitude amigável e próxima;

- O uso de palavras amáveis e educadas;

- Uma disposição cordial e respeitosa;

- Gestos que expressam empatia com os demais.

Estes hábitos de comportamento são exemplos claros de pessoas afáveis. Este tipo de conduta tem uma evidente utilidade social, já que estes hábitos facilitam as relações humanas. Deve-se destacar que normalmente a afabilidade é um mecanismo de ida e volta. Somos respeitosos com os demais e em compensação recebemos respeito.

A outra cara da moeda

A afabilidade é uma qualidade desde que seja sincera. Neste sentido, a afabilidade pode se tornar uma estratégia útil para quem tem interesses ocultos ou más intenções. Na verdade, quando um estranho é muito afável conosco isso pode gerar desconfiança e questionamento para saber se é realmente afável ou não, pelo contrário, sua atitude esconde algo.

A questão moral da afabilidade

A qualidade analisada até aqui pode ser valorizada do ponto de vista moral e filosófica. Quando me pergunto se devo ser afável em minhas relações sociais, posso oferecer várias respostas:

1) Porque é minha maneira de ser;

2) Porque é uma estratégia socialmente útil;

3) Porque é minha obrigação moral.

Esta última resposta tem um componente ético evidente, pois se baseia no princípio de tratar o próximo da mesma maneira que gostaríamos de ser tratado.

Aprender a ser afáveis

A afabilidade como virtude não nasce espontaneamente, mas podemos aprender com nossos semelhantes, de maneira muito especial no ambiente familiar, na escola e no trabalho. Se uma pessoa vive em um contexto social violento e marginal é muito provável que não seja atenta, educada e carinhosa.

Em compensação, quando uma pessoa é educada e vive num clima respeitoso e com afeto, provavelmente se tornará uma pessoa amigável e afável.

Imagem: Fotolia. lineartestpilot

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: