Adaptar - Conceito, o que é, Significado

AdaptarAs relações pessoais mostram o valor que tem a vida em sociedade assim que as pessoas podem estabelecer laços amáveis através de certas virtudes como a empatia, generosidade, alegria e ilusão. Existe uma atitude que é muito positiva nas relações pessoas, é a atitude de contemporizar para ajustar-se ao ritmo das outras pessoas.

Adaptação social

A adaptação social é a maneira de ser daquele que é amável. Evidentemente, qualquer atitude deve ser ajustada aos demais conforme sua maneira de ser, pois também há o risco de que uma pessoa priorize sempre o objetivo de querer agradar aos outros a qualquer preço. Porém, em determinados grupos, só existe harmonia quando todos buscam o bem comum e, em certas ocasiões, deixam em segundo plano os interesses individuais em busca do bem-estar em conjunto.

A adaptação é muito importante no contexto familiar para que a convivência no lar seja agradável entre os membros da família que dividem o mesmo espaço.

Da mesma maneira, no núcleo familiar também existem diferenças intergeracionais, mas isso é muito importante para que as pessoas saibam conviver com essas diferenças.

No caso dos jovens, eles devem respeitar e adaptar-se aos idosos, pois estes são um sinal de sabedoria por causa de sua experiência de vida.

Fazer a vida agradável aos demais

Nem sempre é fácil adaptar-se aos demais, já que existem situações em que as pessoas são obrigadas a relacionar-se com outras que não tem simpatia.

Isto muitas vezes ocorre no trabalho onde os colegas nem sempre são amigos. Em fases de solidão e tristeza pessoal, o indivíduo tem uma tendência maior em criticar-se, tendo dificuldades de olhar ao seu redor. No entanto, adaptar-se aos outros é uma questão de inteligência emocional e adaptação à mudança.

A pessoa que se adapta aos outros em um momento oportuno é aquela que analisa também as influências das circunstâncias em determinado contexto. De acordo com as circunstâncias e o momento, pode ser positivo que a pessoa saiba dar espaço aos interesses dos outros. A atitude de saber contemporizar é própria de amor e carinho.

Imagem: iStock. Steve Debenport

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: