Absorção - Conceito, o que é, Significado

Absorptio é o termo latino que procede da palavra absorção, substantivo relacionado ao verbo absorver.

A absorção é a propriedade que alguns corpos têm de assimilar algo. Assim, há matérias que permitem captar substâncias com maior ou menor facilidade. De qualquer maneira, para compreender esse fenômeno em toda sua amplitude, vamos fazer um breve resumo em seus diversos contextos.

Na área da ciência, mais especificamente da química, a absorção explica como alguns materiais assimilam certas substâncias

O papel, o carvão e o gesso são bons exemplos de receptores de água. Por outro lado, a energia também pode ser absorvida e isso é o que acontece no caso da absorção do calor.

O som é um fenômeno complexo, na qual existe a absorção acústica (propriedades absorventes do som). Há certos materiais e estruturas com certas características que permitem assimilar as ondas sonoras de uma maneira ou outra e essa capacidade de absorção é estudada através da acústica.

Em relação ao corpo humano, mais especificamente ao processo de digestão, existe a absorção. Os nutrientes que nos alimentam são ingeridos através de um processo de absorção do aparelho digestivo, algo produzido por algumas células especializadas neste fim.

Na eletricidade que se aplica à indústria, há uma absorção destinada à elaboração do frio através de condensadores

Entre os astrônomos, costuma-se falar de absorção interestelar quando uma estrela tem menor luminosidade ao estar a uma distância considerável. Isso se deve à existência de nuvens de poeira e gases.

No estudo das estruturas fonéticas da língua ocorrem mudanças evolutivas na articulação dos sons, circunstância que recebe o nome de absorção fonética. Estas alterações na pronúncia são estudadas pelos linguistas na hora de compreender as características e o uso de uma língua dentro dos diversos territórios.

No mundo empresarial, é bastante comum que as entidades menores sejam absorvidas pelas grandes corporações, das quais crescem cada vez mais através de um processo de assimilação.

Observa-se, portanto, que um mesmo termo tem uma grande variedade de esferas de aplicação. Neste caso, a absorção é aplicada nas propriedades de certos materiais, em algumas disciplinas científicas ou técnicas, em relação ao corpo humano, à linguagem ou na área dos negócios.

Imagem: iStock. deepblue4you

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: